
Cortes dos Queijos
Vai reunir a família ou os amigos em casa e não sabe o que servir? Que tal fazer uma degustação de queijos? A Crioulo preparou um guia que vai te ajudar a escolher o melhor corte para cada tipo de queijo!
A apresentação dos queijos é uma parte importante da degustação. Retire-os da geladeira uma ou duas horas antes de servi-los para que não haja esfarelamento na hora do corte e sirva já com os cortes iniciados. Divida o queijo ao meio, depois em quarto e assim sucessivamente, sempre usando uma faca de gume liso e lâmina estreita. Dessa forma, os pedaços ficam proporcionais ao tamanho original do queijo.
Veja a seguir como realizar o corte de cada tipo de queijo.
Queijos cilíndricos altos e grandes
Corte-os em cunhas, aquele corte tradicional triangular, partindo com a faca do centro do queijo até a ponta. Para pedaços menores, pode-se fatiar as cunhas.
Queijos cilíndricos horizontais
Podem ser fatiados em pedaços circulares e cortados em cunhas, partindo do centro de cada fatia.
Queijos pequenos de formato cilíndrico
Corte em até oito fatias triangulares. Se o queijo pesar menos de 100g, pode ser cortado pela metade.
Queijos esféricos
Uma boa apresentação deste queijo pode ser feita o partindo em quartos. Você pode utilizar facas especiais para facilitar a operação.
Queijos retangulares
Podem ser cortados em fatias ou em triângulos.
Queijos quadrados
O ideal é cortá-los em oito partes, formando um asterisco.
Queijos duros
Você pode cortá-lo em fatias triangulares, o que ressalta o aspecto granuloso da massa. Ou cavoucar retirando lascas do queijo.
Curiosidade
Você sabia que a textura do queijo é resultado do teor de umidade? Quanto mais seco o queijo, mais duro ele é. Já o tempo de preservação do queijo é inverso ao teor de umidade. Queijos mais úmidos são mais macios, mas duram menos.