Queijos e Vinhos

O costume de combinar quejios com vinhos é antigo. Conta-se que nas antigas vinícolas francesas o lema era “para vender vinhos, sirva queijo”. Mas uma combinação correta requer cuidado. Por isso, a Crioulo criou um guia para te ajudar a harmonizar vinhos e queijos da melhor maneira.

Para montar a tábua

Escolha queijos de diferentes texturas e sabores, é importante saber que cada pessoa consome, em média, de 250 a 300g de queijo e bebe em torno de ½ garrafa de vinho. O mais indicado é fazer uma mesa decorada, colocando tábuas de queijos com a primeira fatia já cortada. Em cada tábua, deve ser colocada uma faca própria para não misturar os sabores. Os queijos devem ser servidos sem qualquer tipo de embalagem e devem ser cortados com facas de gume liso. A degustação deve começar pelos queijos mais suaves. Para incrementar ainda mais a degustação, pode-se colocar pequenas bandeiras dos países pertencentes a cada queijo em palitos e fixar em cada tábua!

Pães

Reserve cestas com pães pequenos e diferentes. Quanto mais delicado o queijo, mais branco e sem sal deve ser o pão. Os pães mais condimentados são mais agradáveis com um queijo de sabor forte.

O vinho

A combinação de queijos e vinhos deve realçar o sabor de cada um. Queijos mais fortes combinam melhor com vinhos tintos encorpados, os queijos leves pedem vinho branco ou mesmo espumantes. Se você quiser servir um único vinho, a melhor escolha é um bom tinto.

Escolha o queijo e veja qual é o tipo de vinho ideal para uma combinação perfeita.
Queijos Frescos – vinhos doces, licorosos (madeira, porto, sherry).Queijo Minas ou Requeijão do Norte – vinhos brancos e rosados suaves.
Queijos Cremosos e Fundidos – vinhos brancos e rosados secos.
Queijos Prensados Moles – vinhos tintos secos, bordeaux.
Queijos Prensados Médios – vinhos tintos suaves, cabernet.
Queijos Fermentados com Fungos – vinhos tintos verdes, borgonha, champagne brut ou vinhos doces licorosos.
Queijos Prensados Duros – vinhos tintos ou licorosos.